Ferramentas

O Happiness Lab disponibiliza um conjunto de ferramentas de gestão que permitem trabalhar estrategicamente, e no dia a dia, a Felicidade nas Organizações. Todas as metodologias têm fundamento teórico, são suportadas em projectos de investigação e já aplicadas em pessoas e organizações.

Happiness Works

O Happiness Works é um diagnóstico que permite medir o nível de felicidade organizacional. O diagnóstico HW tem como base trabalho de investigação realizado em Portugal e publicado em revistas reconhecidas pela comunidade científica mundial.

Através da aplicação de um questionário é avaliado o nível de felicidade na organização e na função.

A felicidade na organização é medida com a resposta a 35 variáveis que se agregam nos factores Workplace Relationships, Acknowledgment & Respect, Continuous Learning and Personal Development, Sustainability & Job/Family Balance e Leadership.

A felicidade na função é medida com a resposta a 26 variáveis que se agregam nos factores Selffulfillment, Group and Organizational Work, Attaining Goals, Leadership e Sustainability & Job/Family balance.

O projecto Happiness Works já foi aplicado junto aprox. 27.000 profissionais em Portugal de mais de 300 organizações. Tem como parceiros a Universidade Atlântica, Lukkap, Revista Exame, Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG), Associação Católica de Empresários e Gestores (ACEGE), Happy Brands e Rebelo de Sousa Advogados.

Desde 2012 que, em parceria com a Revista Exame, realizamos um ranking de empresas felizes.

Algumas das empresas que já participaram no ranking Happiness Works:
Altronix, AMT Consulting, Bresimar, Cobelba, Ecoinside, Energia Simples, Ericsson, Exago, FFonseca, Grupo Your, Hilti Portugal, Intrum Portugal, McDonald´s, Mendes Gonçalves, Mind Source, Omega Pharma, PHC Software, Portocargo, Prime IT, Quilaban, Samsys, Real Vida Seguros, Selmatron, Smart Consulting, Sodexo, Solfut Lda, YKK Portugal.

PROJECT@ - A Philosophy for Happiness

O método PROJECT@ inclui uma ferramenta atualizada que permite fazer um diagnóstico filosófico e medir diretamente a % (de 0 a 100) de felicidade das pessoas e dos colaboradores de uma organização, assim como, indiretamente, ter uma imagem clara de onde estão os principais obstáculos ao desenvolvimento de uma organização. O relatório obtido permite ter acesso a informação geral, a médias, a medianas e a intervalos, assim como ter acesso a informação mais específica, por exemplo, por categoria (conjunto de X fatores), por fator (informação mais concreta), por departamento, por colaborador e por positivo/negativo. Além disso, os colaboradores receberão o seu relatório individualizado, com informação relevante sobre cada um dos 100 fatores em análise. A ferramenta está dividida em 5 grandes categorias: I. Circunstâncias de vida; II. Bem-estar emocional; III. Bem-estar físico; IV. Relacionamentos; V. Realização profissional. Cada categoria inclui vários fatores. A I contém 19 fatores, a II contém 24 fatores, a III contém 16 fatores, a IV contém 17 fatores e a V contém 24 fatores.

O método PROJECT@ nasceu na prática da Consultoria Filosófica, em 1998. Foi publicado pela primeira vez em livro em 2006 na edição “Pensar bem, viver melhor. Filosofia Aplicada à Vida” (Editora Ésquilo). Posteriormente, foi validado em tese de doutoramento europeu (a primeira em Portugal e uma das primeiras no mundo sobre Consultoria Filosófica e Felicidade) realizada em 2013 no Departamento de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa, após um estágio doutoral no projeto de investigação “Filosofia Aplicada: Sujeito, Sofrimento e Sociedade” na Universidade de Sevilha (Espanha). Além disso, tem sido explorado por outros investigadores e docentes em vários artigos científicos, assim como capítulos de livros e livros internacionais, assim como dissertações de mestrado e teses de doutoramento referindo e/ou explorando a sua abordagem.

O método PROJECT@ já foi trabalhado em centenas de organizações, nacionais e internacionais, estando já traduzido em vários idiomas: português, espanhol, inglês, italiano e russo.

Contacte-nos